segunda-feira, 30 de novembro de 2020

 

  • Vamos compartilhar? 

               
               
               
               Texto produzido por Rosa Maria Rodrigues Lamana e Bruno Westmann Prado, tendo 
como fonte as plataformas Dicio - Dicionário online de português, e informações contidas no curso Líder Educação Aberta, ofertado pelo Instituto Educa Digital 

               Este texto possui licença CC BY NC.
               


Vamos compartilhar?

Segundo o dicionário online de português, colaborar significa "Trabalhar com uma ou com várias pessoas numa atividade; cooperar". (https://www.dicio.com.br/colaborar/) Pensando nisso faça uma retrospectiva e procure lembrar em quais momentos você colaborou com sua família, amigos, colegas de trabalho, de escola, enfim, os vários tipos de colaboração no qual fez parte.
Pois bem, a colaboração faz parte do nosso dia a dia, da nossa vida. Mas, e na internet, você já colaborou com algo ou alguém, mesmo que seja uma pessoa que você não conhecia?
A internet é uma ferramenta que permite que esse compartilhamento seja mais amplo. Você pode colaborar na escrita de um texto (como este por exemplo) ou em compartilhar informações para ajudar outras pessoas. 
Na escola os estudantes também colaboram uns com os outros em várias situações: na realização de trabalhos (coletivos ou não), na divisão de merenda, no empréstimo de material para realização de trabalhos.
Dentre inúmeras coisas que voltamos a perceber, com maior atenção nesse período de encontros remotos é a importância da opinião do outro, do estar junto, de compartilhar não apenas ideias, mas também espaços.
Pensando em tudo isso o que dizer de plataformas colaborativas ou ferramentas abertas?
São inúmeras as plataformas colaborativas e aqui podemos citar algumas delas: Wikipedia, Pilares do Futuro, 
Essas plataformas permitem que pessoas que não se conhecem, compartilhem conhecimentos colaborando com outros.
Plataformas de criação ou construção colaborativa ganharam força e nos reaproximaram e hoje temos a nossa disposição uma oferta de aplicativos e plataformas abertas, ou seja, compatíveis com outros editores mais utilizados e também liberadas para utilização gratuita. Contudo ainda existem muitos desafios a superar, que vão desde a capacitação para o uso da ferramenta, a dificuldade de conexão e até mesmo desconfiança, esta ultima é motivo de atenção pois muitas pessoas evitam plataformas colaborativas alegando falta de segurança dos dados, seja uma invasão ou a falta de confiança nas fontes de informação, notamos isso quando professores e pesquisadores não aceitam referencias oriundas de sites wiki (de construção colaborativa). 
O profissional do séc. XXI deve estar familiarizado com as ferramentas abertas e também receptivo as construções colaborativas, observamos isso com muita intensidade na área da educação, talvez a ultima área a romper paradigmas de que apenas um único individuo (o professor) deve ser o detentor e transmissor do conhecimento, estudantes a postos em silencio, fazendo anotações e reproduzindo repetidas vezes o exemplo de seu mestre. A concepção e aplicação de modelos híbridos de ensino surgiu para esse movimento colaborativo online...
Quando os alunos estão engajados em um processo de criação é natural compartilharem ideias para melhoria do processo ou do resultado final. Esse compartilhamento auxilia em novas descobertas, novos caminhos. 
É também papel da educação mostrar que compartilhar, remixar, faz parte da essência humana, afinal, vivemos em sociedade.
Tendo todas essas questões em mente é preciso caminhar em busca de compartilhamentos que permitam a outros usuários, além da leitura e compatilhamento, a remixagem. Aliás, é preciso caminhar para a criação de materiais REA (Recursos Educacionais Abertos).
A ideia principal dos REA é poder ser utilizado e recombinado por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos. Caso a licença permitir, eles podem ser ainda modificados por diferentes pessoas, em diferentes locais e de modos diferentes para satisfazer necessidades diferentes.
David Wiley, pesquisador norte americano, listou  cinco liberdades concedidas ao usuário final pelo criador ou criadora da obra. Elas são conhecidas como os 5Rs e foram listadas pelo

  • Reusar: liberdade de usar o original em distintos contextos;
  • Revisar: liberdade de adaptar e melhorar o REA para que se adeque às suas necessidades;
  • Recombinar: liberdade de combinar e fazer misturas e colagens de um REA com outros REA, a partir de conteúdos atuais ou em domínio público, no processo de criação de novos materiais
  • Redistribuir: liberdade de compartilhar o REA original e a versão por você;
  • Reter: liberdade de fazer cópia e guardar o recurso em qualquer dispositivo pessoal.

Este texto, por exemplo, pode ser ampliado com conhecimentos de outras pessoas e, portanto, seus autores concedem a você os 5 Rs. Desta forma torna-se possível a ampliação de conhecimento de várias formas, seja pelo compartilhamento ou ampliação dele.
Assim, convidamos você a remixar este texto com maiores informações sobre o assunto tendo como objetivo disseminar a criação de REAs e contribuir para uma sociedade mais crítica, humana e colaborativa.

Referências:

Curso Lab - Líder Educação Aberta - Instituto Educa Digital - Disponível em: https://www.cursolab.org.br/online/?redirect=0 Acesso em 29/11/2020

Dicio - Dicionário online de português Disponível em: https://www.dicio.com.br/colaborar/ Acesso em 30/11/2020

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