segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A gamificação, a educação e o RPG

A gamificação, a educação e o RPG

No texto anterior falamos sobre a gamificação na educação e ao final surgiu a questão de games utilizando ou não computadores e internet. Ao citar esta questão apontei o RPG como uma alternativa de jogo onde não é necessário equipamento tecnológico. Esse é um jogo conhecido e jogado por alguns adolescentes (e por que não dizer, alguns adultos também). Mas do que trata este jogo? O que significa RPG?
RPG é a sigla para Role Playing Game que traduzido para o português significa Jogo de Interpretação de Personagens. O jogo é realizado em grupo e nele há um mestre que tem a função de coordená-lo e os demais jogadores conhecidos como Player Character (PC) ou Personagem do Jogador que desempenham o papel de personagens em um cenário imaginário.
Na aventura a equipe tem como objetivo resolver problemas e enigmas propostos pelo mestre. As aventuras apresentam enigmas, desafios e situações de perigo emocionantes e assustadoras. A ideia é que toda a aventura se assemelhe a vida real no que diz respeito aos problemas que surgem, mas tudo acontece apenas na imaginação dos jogadores que deverão criar as soluções para cada desafio proposto pelo mestre.
O mestre pode utilizar uma aventura existente ou criar uma.
Ao se reunir com os PCs o mestre conta a história a equipe descrevendo as cenas, impondo limites, tirando dúvidas e garantindo a diversão. Ele também pode impor papéis específicos ao grupo para solucionar os problemas apresentados, rejeitando soluções absurdas, impossíveis e perigosas no ambiente da aventura proposta.
Diferente de outros jogos o RPG não tem vencedores. A ideia é que todos se divirtam, incluindo o mestre. Na verdade, o “prêmio” é achar a saída sobrevivendo aos perigos apresentados. É um jogo cooperativo e não competitivo. Também não há necessidade de ter um final explícito. A aventura pode durar semanas ou meses. A cada rodada novos desafios são propostos para os PCs. A aventura termina quando se esgotam os aspectos mais sugestivos do tema apresentado.

Na sala de aula podem ser propostos temas relacionados ao currículo que está sendo trabalhado naquela turma. A aventura pode ser realizada com a classe toda ou pequenos grupos. O mestre pode ser o professor que irá estimular através de problemas propostos e perguntas.
Esse é um tipo de jogo estimulante e que não necessita de sala de informática para sua realização embora há jogos de RPG que permitem a participação à distância de vários jogadores.
Além da modalidade online[i], a aventura pode ser apresentada na forma Tradicional, onde as ações são descritas oralmente; Live Action (ao vivo), cuja apresentação dos personagens é caracterizada e dramatizada ou Aventura-solo, quando um jogador sozinho se orienta através de um livro. Uma outra modalidade mais complexa de RPG é o Turn Based RPG (Turnos de RPG) na qual os PCs têm tempo para realizar sua jogada e apresentar uma estratégia.
Ao pensar na Aventura a ser proposta para a turma é importante que o professor tenha objetivos claros de acordo com o currículo trabalhado e que não imponha regras rígidas uma vez que é importante que ao aprender, todos se divirtam.
A medida que a turma for entendendo como funciona o jogo, o professor pode propor que outros sejam mestres.
É possível encontrar na internet várias aventuras possibilitando seu uso como se apresentam ou adaptadas ao objetivo proposto pelo professor.

Por Rosa Lamana

Bibliografia

RPG – Tom do Pantanal -  Dispónível em: http://www.tomdopantanal.org.br/jogos/rpg_pantanal.pdf     Acesso em 21/09/2016
Significado de RPG -  Disponível em:   https://www.significados.com.br/rpg/    Acesso em 21/09/2016
O que é MMO? Disponível em: http://canaltech.com.br/o-que-e/games/O-que-e-MMO/  Acesso em 22/09/2016.
Significado de MMO.  Disponível em: https://www.significados.com.br/mmo/  Acesso em 22/09/2016




[i] Na modalidade online a interação entre os participantes acontece assim como nos RPG de mesa, porém a figura do mestre é feita pelo próprio programa de computador. RPG online também é conhecido com MMO.

Nenhum comentário: