sexta-feira, 20 de maio de 2016

QR Code - uma ferramenta possível na educação

Várias tecnologias são usadas na educação com o intuito de auxiliar no aprendizado do aluno, mas um grande problema paira sobre seu uso: a falta da internet. Embora muitos recursos não necessitem dela, ainda sua ausência causa um certo desânimo entre os professores. Nas escolas estaduais de São Paulo a internet tem chegado em sua grande maioria, mas com velocidade insuficiente para o número de usuários.
Muitos professores procuram utilizar diversos recursos que não exijam o uso da internet. Aí surgem diversas ideias. A que me chama atenção nesse momento é o uso do QR Code. Mas para conversarmos sobre ele, vamos entender um pouco do que se trata.
O que é
O QR Code é um código de barras em 2 D, decodificado pela maioria dos celulares que tem câmera fotográfica , se transforma em um texto, imagem, vídeo ou direciona para algum site específico.
Foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças. Utilizada pela empresa automobilística Toyota, trazia informações detalhadas sobre o produto acessado rapidamente.
Hoje esse código é amplamente usado no meio comercial fornecendo informações rápidas sobre produtos, direcionando para sites específicos e até mesmo em cartões de visita para acesso rápido a números de telefones.
Hoje, diversos aplicativos e sites possibilitam a criação do QR Code para diversos fins. Alguns aplicativos são pagos, mas outros sites criam o código gratuitamente.

Na educação
Diante da possibilidade dada, alguns professores passaram a utilizar o código em sala de aula, uma vez que não é preciso ter acesso a internet para que os alunos alcancem a informação nele contida.
É claro que para sua criação, o professor precisa acessar a internet se não tiver o aplicativo instalado em seu dispositivo móvel ou seu computador, mas mesmo assim é uma grande vantagem uma vez que não será necessária uma velocidade considerável para que um número maior de usuários acesse a internet de forma confortável e alcancem a informação.
O QR Code tem auxiliado na divulgação de textos, imagens, arquivos em mp3 ou mp4 que, muitas vezes, seriam necessários considerável quantidade de papel impresso ou uma sala de informática com acesso a uma internet transitável.
Outras possibilidades utilizadas com o código em 2 D são as avaliações físicas. Alguns professores elaboram mais de um modelo de avaliação para a mesma turma. Com o uso do QR Code os alunos podem utilizar seus dispositivos móveis para acessar a avaliação e respondê-la. Também é possível que essa resposta seja devolvida através de um novo código ou por escrito, utilizando o tempo que seria disponibilizado para a cópia das questões em suas respostas.
Alguns geradores de QR Codes permitem que as informações sejam atualizadas no mesmo código. Também há a possibilidade de realizar gincanas onde, através de dicas armazenadas nos códigos é possível desvendar o “mistério”.
Outra possibilidade importante é sua utilização como histórico estudantil. Imagine num conselho de classe e série onde acessando o código é possível obter informações dos alunos como notas, foto, dificuldades e avanços!
Embora a tecnologia auxilie na educação é importante lembrar que ela não dispensa o professor, diferente do que alguns pensam.
Enfim, as possibilidades com a utilização dos QR Codes são inúmeras assim como a criatividade dos professores na sua utilização. Para a criação dos códigos não é necessário grande conhecimento em informática. Usuários com conhecimentos básicos são capazes de criar códigos simples. Então vamos lá descobrir formas de auxiliar no trabalho desenvolvido em sala de aula.

Por Rosa Lamana

Nenhum comentário: